leituras intensas

 Terminada a releitura de Opera e drama. A terceira parte discorre mais sobre a orquestra.

Em  Zukunftsmusik. Brief An einen französischen Freund (Fr. Villot) als Vorwort zu einer Prosa-Übersetzung meiner Operndichtungen } 1861, temos uma resumo da produção teórica de Wagner até o momento e sua autoanálise como teórico.

Ali o tema da orquestra é retomado, em referência ao teatro grego:

„Zu dem von mir gemeinten Drama wird das Orchester in ein ähnliches Verhältnis treten, wie ungefähr es der tragische Chor der Griechen zur dramatischen Handlung einnahm , A orquestra terá uma relação semelhante com o drama, quero dizer, como o coro trágico dos gregos teve com a ação dramática.

Nisso se entende que no título da obra de 1851,  o conectivo "e"marca uma oposição.

A proposta em curso de Wagner por uma nova dramaturgia musical passa pela compreensão e transformação do coro na tragédia grega, o que será realizado pela orquestra instrumental.







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